Texto: Mateus Junges
1ª Prosa da Cidadania aconteceu no Bairro Esperança (Foto: Fábio Allebrand) |
Na tarde de quinta-feira (16/05) aconteceu no Centro Comunitário do Bairro Esperança a 1ª Prosa para a Cidadania.
O evento trata-se de um encontro comunitário que reuniu os moradores daquele bairro para conversar sobre o cotidiano de vida das famílias em sua comunidade.
Usando uma adaptação da técnica chamada de “Círculo Restaurativo”, a equipe do Acessuas (Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho) incentivou os participantes a realizar reflexões sobre as condições necessárias à melhoria da qualidade de vida de suas famílias. Também foram apresentadas opiniões sobre a necessidade de aperfeiçoamento profissional e ampliação da escolaridade como caminhos para que as pessoas tenham melhor acesso a renda e ao emprego, desta forma alcançando com seus próprios esforços e o auxílio do poder público uma melhor condição de emancipação econômica e social.
O orientador socioeducativo Fábio Luciano Roberti Allebrand, destacou que “este é um conceito de cidadania, e, na prática, significa ter disposição e empenho para efetivamente aproveitar oportunidades como os cursos de qualificação que estão sendo atualmente oferecidos gratuitamente em nossa cidade pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego)”, disse ele.
A assistente social Ritieli Felipin Andrighetto acrescentou que “o dinheiro usado para promover estes cursos vem dos impostos com que cada brasileiro contribui aos governos, então, é um exemplo de cidadania colocar-se em condições de usufruir dos benefícios que este dinheiro proporciona”.
Todos os demais presentes tiveram sua chance de falar e opinar sobre os temas em debate e os servidores municipais encerraram o evento convidando os participantes a comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Rua Bento Gonçalves, 500, para obter mais informações sobre as modalidades disponíveis e os procedimentos de inscrição nos cursos do Pronatec.
Confira quais são os cursos em que ainda há vagas disponíveis:
- Auxiliar administrativo, nos turnos da manhã e tarde.
- Fresador Mecânico, à noite.
- Torneiro Mecânico, pela manhã, à tarde e à noite.
- Eletricista Predial, noturno.
- Vendedor, à noite.
Requisitos: Cadastro Único atualizado junto ao CRAS
Rua Bento Gonçalves, 500, Vila Nova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário