Selecione as postagens por departamento

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Assistência Social está empenhada na inclusão de pessoas com deficiência

Encontro em Santa Bárbara do Sul apresentou o Programa RS Sem Limite.

Garantir melhores condições de vida às pessoas com deficiência é um objetivo compartilhado pelos governos federal, estadual e pelas administrações municipais. Em Panambi, os servidores da assistência social estão engajados nesta ação. Na quarta-feira (12/06) as assistentes sociais Mara Rúbia dos Santos Correa e Ritieli Andrighetto, além do orientador socioeducativo Fábio Allebrant participaram, em Santa Bárbara do Sul, de um evento que apresentou o Plano Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, denominado Programa RS Sem Limite.
O evento foi organizado pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), que está vinculada à Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos. Através do 112º Fórum Permanente da Política Pública Estadual para PcD e PcAH, gestores públicos, autoridades municipais e estaduais, conselhos, associações e profissionais ligados à área participaram de debates e exposições de experiências sobre mobilizações e ações que garantam a inclusão social e a autonomia das pessoas com deficiência.
No que diz respeito a educação, as diretrizes do plano estabelecem a disponibilização do transporte escolar acessível, que viabilizará o acesso dos alunos com deficiência às instituições de ensino; adequação arquitetônica de escolas públicas, implantação de novas salas de recursos multifuncionais. Quanto ao eixo referente a saúde, o plano prevê a ampliação das as ações de prevenção às deficiências e também o fortalecimento das ações de habilitação e reabilitação. Na questão ligada a promoção da inclusão social, o RS Sem Limite estabelece diretrizes para o apoio as pessoas com deficiência em situação de risco, como extrema pobreza, abandono e isolamento social, além de estimular o ingresso da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. O Plano também estabelece diretrizes para que as obras públicas de mobilidade urbana do Estado do Rio Grande do Sul sejam executadas observando os requisitos de acessibilidade.

OPORTUNIDADES DE TRABALHO

Conforme o Estatuto da Pessoa com Deficiência, as empresas com mais de 200 empregados têm o dever de abrir vagas para esse público específico. Por isso, muitas organizações estão selecionando e capacitando os trabalhadores interessados, adaptando suas estruturas produtivas e fazendo contratações conforme sua demanda e em consonância com as habilidades e potencialidades das pessoas. “A assistência social do Município está à disposição das famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), visando à inclusão no mercado de trabalho, porque, afinal, todos têm o direito e o dever de exercer sua cidadania, inclusive de maneira produtiva e geradora de renda”, avalia Ritieli. Quem deseja obter mais informações sobre o tema pode comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Vila Nova (Rua Bento Gonçalves,500) ou telefonar para o número 3375-8151.


Fábio Allebrant, Mara Correa e Ritieli Andrighetto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário