Selecione as postagens por departamento

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Participantes do “Mulheres Mil” recebem orientações sobre empreendedorismo e capacitação profissional



Grupo do Acessuas Trabalho, Sala do Emprendedor e Criatec visitou as turmas do Programa Mulheres Mil.



Aproximadamente 100 mulheres de Panambi integram as três turmas do Programa Mulheres Mil, participando de aulas diárias no Instituto Federal Farroupilha. Estruturado em três eixos (educação, cidadania e desenvolvimento sustentável) o programa propõe a inclusão social, por meio da oferta de formação focada na autonomia e na criação de alternativas para a inserção no mundo do trabalho, para que essas mulheres consigam melhorar a qualidade de suas vidas e do cotidiano de suas comunidades.

Como forma de apoiar este programa, na terça-feira (25/06) profissionais ligados às áreas de empreendedorismo e capacitação profissional no município estiveram visitando o Instituto para apresentar às turmas uma série de informações sobre os serviços disponíveis aos cidadãos e aos microeempreendedores que desejam investir em atividades geradoras de renda e de inovações produtivas.


O agente de desenvolvimento Eduardo Scholten apresentou os serviços da Sala do Empreendedor, uma repartição pública municipal instalada no primeiro piso do edifício localizado à rua Herrmann Meyer, 43, que oferece apoio técnico aos Microeempreendedores Individuais, orientando-os quanto a questões como arrecadação tributária, obtenção de alvarás para localização e funcionamento, contribuições à previdência social, entre outros temas. “São mais de 400 atividades profissionais e produtivas diferentes que se enquadram neste perfil, podendo usufruir de benefícios importantes como redução da carga tributária, encaminhamento das questões burocráticas e contábeis”, disse.

A analista de negócios Liane Salete Weiler falou sobre a Criatec – Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica, que funciona no mesmo endereço através de uma parceria com o poder público local, Associação Comercial e Industrial de Panambi e Unijuí. Este serviço oferece apoio para a elaboração de projetos, consultorias técnicas especializadas e, mediante processo seletivo prévio, também estrutura física, de atendimento e telecomunicações, além de orientações na gestão dos empreendimentos. Ela também apresentou informações sobre a Itecsol - Incubadora de Economia Solidária, Desenvolvimento e Tecnologia Social, um projeto de extensão da Unijuí sediado em Ijuí, mas com abrangência regional.

Acessuas Trabalho

O orientador socieducativo Fábio Allebrand e a assistente social Ritieli Andrighetto divulgaram o novo ciclo de cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). A equipe do Programa Nacional de Promoção de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) destacou que para o segundo semestre de 2013 está prevista a realização de 17 diferentes cursos, com 25 turmas e nos turnos da manhã, tarde e noite. As opções incluem as áreas de administração, desenho mecânico, solda, pintura de imóveis, mecânica e operação de máquinas de usinagem, montagem e consertos de computadores, manicure e pedicure, atendente de lanchonete, operador de caixa, cuidador de idosos e eletricista, além de aulas de idiomas: Inglês e Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). “Pessoas com interesse em participar dos cursos podem já providenciar sua inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais, comparecendo terças, quartas ou quintas ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Rua Bento Gonçalves, 500, Bairro Vila Nova”, orienta Ritieli. 

Os documentos necessários são: Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Casamento e Carteira de Trabalho. Para comprovar a renda deve-se levar folha de pagamento, declaração de renda (autônomos/diaristas) ou extrato do INSS (aposentados, pensionistas e demais beneficiários). Os comprovantes de residência necessários são: faturas de água e energia elétrica no próprio nome, ou acompanhadas de contrato de aluguel ou declaração do proprietário do imóvel. Para esclarecer eventuais dúvidas e acessar outras informações é possível fazer contato telefônico através dos números 3375-0742 ou 3375-8151.




Cursos do PRONATEC previstos para o segundo semestre 2013

SENAI

CURSO
TURNO
PREVISÃO para matrículas

Auxiliar administrativo
Manha
Agosto e Novembro
Auxiliar administrativo
Tarde
Agosto
Auxiliar administrativo
Noite
Agosto
Desenhista mecânico
Tarde
Agosto e Novembro
Desenhista mecânico
Noite
Agosto
Eletricista Predial
Noite
Agosto e Outubro
Eletricista Industrial
Noite
Agosto e Outubro
Ajustador Mecânico
Noite
Agosto e Novembro
Op. de Máq. Usinagem Convencional.
Noite
Agosto
Soldador MIG MAG
Manha
Julho e Outubro
Soldador MIG MAG
Tarde
Julho
Soldador MIG MAG
Noite
Julho e Outubro
Op. de Máq. de Usinagem CNC
Manha
Agosto
Op. de Máq. de Usinagem CNC
Tarde
Outubro
Mecânico de Máq. de Usinagem
Noite
Outubro
Pintor de Imóveis
Manhã
Outubro
Pintor de Imóveis
Noite
Outubro
Inglês Básico
Tarde
Outubro
Inglês Básico
Noite
Outubro
Libras
Noite
Outubro

Instituto Federal Farroupilha

CURSO
TURNO
PREVISÃO para matrículas
Atendente de Lanchonete
Tarde
Agosto
Manicure e Pedicure
Trade
Agosto
Montador e Recuperador de Computadores
Noite
Agosto

SENAC

CURSO
TURNO
PREVISÃO para matrículas
Operador de Caixa
Noite
Julho
Cuidador de Idosos
Noite
Setembro


Nenhum comentário:

Postar um comentário