Selecione as postagens por departamento

terça-feira, 20 de agosto de 2013

PIM será homenageado nas comemorações cívicas




     Completando dez anos de sua implantação em Panambi, o Programa Primeira Infância Melhor (PIM) será homenageado durante as comemorações cívicas de 2013.
         A programação alusiva ao Dia da Independência do Brasil tem início na data de hoje (20/08), com a recepção ao Fogo Simbólico, a partir das 15 horas na praça central da cidade. Na ocasião, será feita a leitura de um breve histórico das ações e propostas do PIM nesta última década e as integrantes do Grupo Técnico Municipal participarão dos atos cívicos.
         Ao longo da programação que culmina com o desfile cívico no dia 7 de setembro, a equipe do PIM de Panambi estará marcando presença com a participação de suas visitadoras, gestoras e equipe de apoio técnico-administrativo.
          Para a ocasião do desfile está prevista também a participação das crianças atendidas pelo programa e suas famílias.


 Saiba mais: 


O Programa Primeira Infância Melhor (PIM) integra a política de governo do Estado do Rio Grande do Sul, sob a coordenação da Secretaria da Saúde e apoio das Secretarias da Educação e Cultura, do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Em Panambi, o programa tem sua sede junto ao Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS, na Rua Bento Gonçalves, 500, na Vila Nova.

Também em nosso município o PIM se desenvolve dentro dos princípios da intersetorialidade, contando com o apoio de profissionais vinculados às secretarias da Saúde, Educação e Cultura e Habitação, Trabalho e Ação Social.

No ano de 2003, Panambi integrou o grupo de municípios participantes do primeiro modelo de implantação do PIM.

Aqui, a primeira comunidade atendida foi no Loteamento Alvis Klasener 1.

Posteriormente, o programa foi ampliado e teve a inclusão de mais visitadoras e de um grupo técnico de coordenação e apoio.

Atualmente, pelo menos quinze pessoas estão envolvidas diretamente com o programa no município, sendo dez visitadoras, três gestores técnicos, uma monitora e um digitador.

Hoje, cerca de 150 famílias de oito diferentes comunidades são atendidas a cada mês, participando de atividades educativas e recebendo orientações importantes para melhorar o convívio familiar e a socialização das crianças.

Até os três anos de idade, as crianças são visitadas uma vez por semana em suas moradias, participando de atividades educativas em conjunto com seus familiares. Dos três aos 6 anos, as famílias têm reuniões em grupo, também semanalmente. As gestantes são visitadas a cada quinze dias e também podem participar de encontros em grupo realizados mensalmente.

O PIM é um programa institucional de ação socioeducativa voltado às famílias com crianças de zero até seis anos e gestantes, que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Tem como referência a metodologia do Projeto “Educa a tu Hijo” originário da ilha de Cuba, de quem recebeu apoio para seu desenvolvimento.

Fundamenta-se teoricamente nos pressupostos de educadores e pesquisadores como Vygotsky, Piaget, Bowlby, Winnicot e Brunner, além dos recentes estudos da Neurociência.

Está voltado para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano, tendo como fundamentos a Comunidade, a Família e a Intersetorialidade.

Seu objetivo é orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os seis anos de idade.


PROGRAMA PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR – PIM

O QUE VOCÊ FAZ PELO SEU FILHO AGORA,

VALE POR TODA A VIDA!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário