Selecione as postagens por departamento

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Encontro mobiliza gestores de políticas públicas para mulheres




Além das equipes de Panambi e da SPM/RS, participaram também gestores de Santo Ângelo, Três de Maio, Giruá, Ijuí, Santa Rosa e Cerro Largo.

Gestores de políticas públicas para as mulheres, atuantes em sete diferentes municípios da região, tiveram na terça-feira (08/10) uma reunião com William Rodrigues e Gislaine Freitas, da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SPM/RS). Esta atividade aconteceu na cidade de Cerro Largo, na sede da Associação dos Municípios Missioneiros (AMM), tratando de três temas principais: a participação dos representantes gaúchos no Encontro Nacional de Gestores de Políticas Públicas para Mulheres, a organização dos atendimentos pelas unidades móveis do Programa Viver sem Violência e a destinação de móveis e equipamentos de informática para 50 novos Centros de Referência da Mulher.
Rodrigues explicou que nos dias 29, 30 e 31 de outubro acontece em Brasília/DF o principal evento nacional relacionado às políticas públicas de promoção da igualdade de gêneros e enfrentamento da violência contra a mulher. Por isso, como atividade preparatória, a equipe da SPM/RS está percorrendo as nove regiões funcionais da Rede RS Lilás, reunindo com os representantes dos municípios para conhecer suas demandas e as propostas que serão apresentadas por ocasião do evento.
Representando a administração municipal de Panambi, estiveram presentes a secretária adjunta de Habitação, Trabalho e Assistência Social, Rose Kümmel, o orientador socioeducativo Fábio Allebrand e a equipe da Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres, formada pela coordenadora Patrícia Nogueira juntamente com os assessores Mara Simões e Mateus Junges. Também participaram gestores de Santo Ângelo, Três de Maio, Giruá, Ijuí, Santa Rosa e Cerro Largo.
Entre as propostas avaliadas, teve destaque e aprovação consensual a ideia de criar uma legislação tornando obrigatória a destinação de um percentual específico (neste caso, 1%) dos orçamentos públicos municipais para o custeio das políticas para as mulheres, semelhantemente ao que acontece com os setores de saúde e educação. Também se cogitou diversificar as fontes de captação de recursos através de parcerias interinstitucionais em diferentes projetos, mobilizando colaboradores de outras Secretarias e até de entidades sociais e empresas, sendo esta uma forma de contornar o problema comum da falta de pessoal, exclusivamente, dedicado a atuar no setor.

UNIDADE MÓVEL

A SPM/RS está providenciando os últimos detalhes da preparação de um ônibus especialmente equipado para levar atendimento às populações femininas residentes em áreas rurais e urbanas do interior do Estado. O veículo foi repassado pelo Governo Federal através do Programa Viver sem Violência e nos próximos meses deverá cumprir um extenso roteiro pelo RS. Conforme a programação divulgada, em novembro a unidade móvel estará na região de Constantina e, durante o verão, percorrerá as cidades litorâneas. Para os meses de junho e julho de 2014 o itinerário será na Região Metropolitana de Porto Alegre, contemplando o público mobilizado para a Copa do Mundo Fifa.
A programação para os demais meses ainda está sendo feita e os municípios polo (entre eles, Panambi) deverão integrar-se ao trabalho de organização das visitas, apoiando com profissionais de sua equipe e providenciando a infraestrutura necessária durante a estada do veículo nas respectivas regiões.

EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIO

Está prevista para acontecer no próximo mês a entrega dos móveis e equipamentos de informática para a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Panambi, somando aproximadamente R$ 22 mil e incluindo itens como computadores, impressora, câmera fotográfica digital, mesas, cadeiras, arquivos e armários, o “kit” repassado pelo Governo Estadual será colocado primeiramente junto ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na Rua Herrmann Meyer, 43. Ali ficará instalada a Coordenadoria até que seja construído o Centro de Referência da Mulher, cujas plantas hidráulica e elétrica já foram entregues para análise técnica do serviço público estadual e, sendo aprovadas, devem ter sua construção licitada, muito em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário